O arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Conhecido por obras marcantes nas paisagens em todo Brasil, ele também projetou a capital nacional, Brasília. Embora seja difícil escolher apenas cinco projetos, a Construtora Portes selecionou alguns projetos que fizeram e fazem historia na rotina dos brasileiros. Confira:
Congresso Nacional
Sem sombra de duvidas o edifício do Congresso Nacional é um símbolo na paisagem de Brasília e cenário de momentos importante da nossa história. Projetado durante a construção de Brasília e inaugurado em 1960, é um ícone da arquitetura modernista. O edifício formado por duas torres gêmeas e duas cúpulas, o Congresso Nacional faz parte da Praça dos Três Poderes.
Sede da ONU
Localizada em Nova York, a sede das Organizações das Nações Unidas é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, em conjunto com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier na execução da obra. O projeto foi entregue em 1952, e até hoje é considerado um dos prédios mais icônicos do mundo. Sendo uma vitrine do modernismo brasileiro para o mundo.
Edifício Copan
Símbolo da cidade de São Paulo, o edifício Copan é o famoso prédio em formato de “S”. Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício foi entregue em 1966. Com 115 metros de altura e 35 andares, foi por anos um dos prédios mais altos do país, com uma estrutura de concreto armado, o Copan faz parte da rotina dos paulistanos.
Museu Oscar Niemeyer
Em 2002, foi inaugurado o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Mais conhecido como “Museu do Olho”, é o ponto turístico mais visitado da capital paranaense e um dos maiores museus do da América Latina. Com acervos exclusivos e exposições temporárias ele por si só é um obra de arte.
Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral Metropolitana é uma das edificações mais conhecidas de Brasilia, foi projetada por Oscar Niemeyer em 1958, porém sua inauguração ocorreu apenas em 1970. O projeto desenvolveu uma construção que tivesse a mesma fachada em 360°. Na entrada, quatro imponentes esculturas em bronze recebem os fieis e visitantes. A igreja é sustentada por 16 colunas e seu interior é adornado pelas esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. Além dos vitrais em toda estrutura.